
Remédios Manipulados valem a pena ?
Medicamentos manipulados são diferentes dos industrializados, pois podem ser preparados diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico. Eles são produzidos a partir de fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Anvisa, ou a partir da prescrição de um profissional habilitado, como o médico, que é capaz de que estabelecer em detalhes sua composição, dose e modo de usar.
Este tipo de remédio pode ter diversas finalidades, desde o tratamento de doenças, suplementação alimentar ou para fins estéticos, e apresenta algumas vantagens, já que contém o princípio ativo em quantidades e formulações personalizadas para a pessoa que vai usar.
Entretanto, este tipo de medicamento também apresenta desvantagens, já que pode haver uma maior dificuldade de fiscalização pelos órgãos sanitários. Em geral, os remédios manipulados são confiáveis e eficazes, mas isto só é garantido caso a farmácia siga as práticas determinadas pelo Ministério da saúde, utilize matérias-primas de qualidade e exerça os processos de manipulação de forma rigorosa e controlada.